Faou Foundation presenteia Rio de Janeiro com obra da artista Mariko Mori - Com apoio da Shiseido, ONG entrega hoje, 2 de agosto, a obra "Ring: One with Nature", na Cascata Véu da Noiva

A instalação, de autoria da aclamada artista japonesa conhecida por seus trabalhos que mesclam tradição e modernidade, é parte de um projeto em andamento da sua Fundação, que contará com seis esculturas espalhadas pelos cinco continentes, com a proposta de levar a mensagem de conexão entre natureza e cultura. “Ring: One with Nature” é a segunda obra do Projeto a ser entregue. A primeira, “Primal Rhythm”, está instalada nas ilhas Miyako, em Okinawa, no Japão, e as demais serão na África, na Oceania, na América do Norte e na Europa.

Composta por um anel luminoso feito em acrílico e aço inoxidável com 3 metros de diâmetro e 6,3 metros de altura, a obra ficará suspensa no pico da cachoeira, de forma que o anel mude de cor, transacionando entre tons de azul e dourado, dependendo do ângulo de incidência do sol. Durante o solstício de inverno do hemisfério sul, ele estará perfeitamente alinhado com o sol.

Para Mariko, a obra “Ring: One with Nature” será um emblema acerca da floresta tropical brasileira, em um pedido de paz e harmonia. O anel ainda tem a função de lembrar que todos os seres humanos possuem uma eterna conexão com a terra, tornando-se um símbolo unificado da humanidade e natureza. Marco ambiental único para o Brasil, a instalação quer promover uma consciência ambiental, encaixando-se nos ideais de sustentabilidade, biodiversidade e conservação, para assegurar a proteção do meio ambiente em um planeta cada vez mais habitado. “O Ring significa uma unidade, eternidade e plenitude. É um verdadeiro privilégio apresentar este trabalho durante um momento de união internacional”, afirma Mariko. 

Após sua inauguração, a obra será concedida como um presente ao Instituto Estadual do Ambiente e ao Estado do Rio de Janeiro, transformando-se em uma instalação permanente.


Fotos

Comentários

Topo